GOLD SCRIN, A 1.ª INDÚSTRIA DE CIANORTE!

Modernizada e com novos planos, a tradicional fabricante de refrigerantes de Cianorte, que começou entregando bebidas numa carrocinha, completa 60 anos

Foi no ano de 1954, quando Cianorte ainda não havia sido elevada a munícipio e suas ruas e avenidas eram traçadas com a ajuda de carros de boi, que o italiano Victorio Pagani e seus filhos Adelino, Celestino, Arlindo e Joaquim instalaram no lugar uma indústria de refrigerantes. Na recém-criada Avenida Paraná (exatamente onde hoje encontra-se a agência do banco HSBC) fundou-se, no dia 04 de outubro de 1954, a Indústria de Bebidas Gold Scrin - a primeira empresa industrial de Cianorte, cuja razão social, à época, era Victorio Pagani e Cia Ltda., passando poucos anos depois a ser Irmãos Pagani Ltda., sendo esta a mesma razão social até os dias de hoje.

Com exceção do envasamento de bebidas, tudo o mais na fábrica dependia de impulso manual. A higienização e o arrolhamento das garrafas eram feitos com as mãos; as tampinhas, colocadas com uma máquina de pedal e os rótulos, colados um a um.

Tudo isso tomava muito tempo dos proprietários da empresa que, com a ajuda de pouquíssimos funcionários, realizavam todo o trabalho de industrialização, venda e entrega dos refrigerantes, com uma produção inicial de 12 grades por dia, nos sabores guaraná, laranja e limão.

A marca Gold Scrin era traduzida por seus fundadores, com seu inglês italianado, como “gota ou pingo” de ouro. A precária infraestrutura da época obrigava à utilização de um gerador para o funcionamento da fábrica, cujos produtos eram entregues em Cianorte com uma carrocinha, e com um caminhão Chevrolet 1950 na região.

Na década de 1960, os proprietários da empresa adquiriram lotes onde ainda era área rural (hoje principal entrada de Cianorte), e ali, edificaram uma nova sede da Gold Scrin e uma caixa d’água em formato de garrafa que se tornou ponto referencial na entrada da cidade.

Agora, sessenta anos depois da fundação e algumas alterações societárias, a Gold Scrin é administrada por Alba Pagani, e seus filhos, Rossana, Raquel, Paulo Roberto e Adriano, (família de Adelino Pagani, um dos fundadores e grande idealizador e responsável pelo sucesso e crescimento da empresa). Nos últimos anos, a empresa tem feito investimentos em ampliação, compra de equipamentos, qualificação da equipe e desenvolvimento de produtos e layout, visando aperfeiçoar a qualidade e ampliar o mercado dos produtos Gold Scrin.

A linha de refrigerantes Gold Scrin conta, atualmente, com os sabores tubagold, guaraná, laranja, limão, abacaxi, cola, uva, e guaraná e cola zero, em diferentes tamanhos e embalagens.

Um dos orgulhos da Gold Scrin é o fato de ter mantido, ao longo de 60 anos de existência, suas portas abertas à visitação. São tradicionais as visitas de crianças no mês de outubro, regadas a refrigerantes grátis após o passeio – lembrança na memória de várias gerações de cianortenses. Outra notícia que encheu de orgulho, não só a “família Gold Scrin”, mas também a todos nós Cianortenses, foi o prêmio que o produto TUBAGOLD recebeu em São Paulo no dia 25 de outubro de 2013, na qual em um concurso nacional de grande relevância, “Os Melhores Sabores do Brasil”, obteve o título de SEGUNDO COLOCADO NACIONAL, na categoria Tubaína, coroando nacionalmente o que já era reconhecido por todos da nossa região.

Para os proprietários da indústria, “esta é uma história de sucesso cujos ‘redatores’ são os apreciadores dos produtos Gold Scrin”.